Na última quarta-feira, dia 27 de agosto, o bairro Jardim Aureny IV, em Palmas, foi palco de uma importante iniciativa que uniu o conhecimento acadêmico à vivência comunitária. As professoras Fernanda de Abreu, Giuliana de Brito e Sarah Rodovalho, arquitetas urbanistas, conduziram uma aula de campo com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, da turma de Projeto de Urbanismo II e Projeto de Arquitetura 5, para um reconhecimento territorial essencial. O objetivo? Compreender a fundo a localidade e propor soluções de requalificação urbana.
Esta atividade não é um evento isolado, mas sim parte integrante de um movimento maior: o Plano de Bairro que está sendo construído coletivamente pelo Projeto Palmas Participa da Universidade Federal do Tocantins, coordenado pelo Prof. Bazzoli e com o apoio de PARCEIROS. A professora Fernanda de Abreu integra o grupo que impulsiona esta proposta inovadora. Ao integrar a atividade de ensino com a extensão universitária, a iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade ímpar de entender e valorizar a relação entre os saberes acadêmico e popular.
A recepção calorosa e instrutiva da comunidade foi um dos pontos altos da visita. Wânia Máritha, presidente da Associação de Moradores do Aureny IV,
acolheu o grupo e proporcionou um relato conciso e profundo sobre o
histórico e as condições atuais da localidade. A contribuição de Wânia
foi fundamental, agindo como uma ponte vital entre a teoria e a
realidade local, fornecendo aos futuros urbanistas uma perspectiva
autêntica e enraizada nas experiências dos moradores.
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Este momento integrativo destaca a importância de introduzir os alunos diretamente nas comunidades. Tal vivência é necessária para a formação de profissionais mais conscientes e empáticos, capazes de desenvolver projetos que realmente atendam às necessidades da população. A riqueza das informações coletadas durante esta aula de campo será fundamental para o enriquecimento técnico do material que está sendo produzido para ser entregue à comunidade, garantindo que o Plano de Bairro seja não apenas tecnicamente robusto, mas também socialmente relevante.
A iniciativa demonstra como a universidade pode e deve atuar em prol da sociedade, forjando um caminho para o desenvolvimento urbano participativo e sustentável. É um exemplo claro de como a colaboração entre academia e comunidade pode gerar soluções inovadoras e duradouras, despertando a atenção para o valor inestimável de tais processos na formação de nossos futuros profissionais.
Fotografias: Fernanda de Abreu e Sarah Rodovalho



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