segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Um Bairro, Um Plano e Muitos Sonhos

Destaca-se, que a proposta de elaboração de um Plano de Bairro tem movimentado o Jardim Aureny IV, e isto está ocorrendo em razão desta iniciativa surgir para enfrentar a invisibilidade imposta a este setor, desde a sua implantação na Capital. Liderado pelo projeto Palmas Participa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenado pelo Prof. Bazzoli, com apoio de PARCEIROS, o esforço articula o conhecimento técnico-científico com as experiências e percepções da comunidade, condição necessária para garantir a legitimidade e eficácia das demandas já identificadas pela comunidade.

A urgência de requalificação dos espaços de convivência no bairro foi um ponto central levantado pelas demandas locais. Conectando ao tema a professora Fernanda de Abreu conduziu 
nesta segunda-feira, 29 de setembro, uma aula de campo com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT, , especificamente para propor soluções de revitalização para a praça do setor. 
A líder comunitária Wânia Máritha, presidente da Associação de Moradores do Aureny IV, presente nesta aula, reforçou que a requalificação da praça é um dos maiores anseios dos moradores.
 Foto: João Bazzoli
 
As oficinas comunitárias ocorridas desde o início deste ano confirmaram que a praça precisava de revitalização, para além de troca de equipamentos, era preciso iniciativas para trazer a população de volta para este espaço.
O Plano de Bairro responde a essa realidade com o objetivo de elevar a qualidade do espaço público. Entre as propostas formuladas se incluí a revitalização desta praça, e a visita da professora Fernanda com os alunos tem o objetivo de propor soluções. 
A aluna Mellissa Ragel de Freitas Ferreira explica a visita “a gente tá aqui nesta praça pra gente observar o que pode melhorar aqui, e tem muita coisa para melhorar...segurança, iluminação, ..................”
 
Vídeo: João Bazzoli
 
Essa colaboração entre a academia e a comunidade, com a participação ativa de Wânia Máritha, é fundamental para a formação de futuros profissionais mais conscientes e empáticos, consolidando o Plano de Bairro como um vetor de transformação socioespacial rumo a cidades mais justas e resilientes. A participação popular, reconhecida como um direito humano, capacita os moradores a atuarem como coprodutores de políticas.

 Foto: João Bazzoli
 
A iniciativa demonstra como a universidade pode e deve atuar em prol da sociedade, forjando um caminho para o desenvolvimento urbano participativo e sustentável. Segundo a professora Fernanda este é um exemplo claro de como a colaboração entre academia e comunidade pode gerar soluções inovadoras e duradouras, despertando a atenção para o valor inestimável de tais processos na formação de nossos futuros profissionais, pontua na sua fala ao Palmas Participa.
 Vídeo: João Bazzoli


 
 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Plano de Bairro do Aureny IV integra o Mapeamento de Ações pelo Desenvolvimento Urbano Sustentável (Redus Cop 30)

A Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (REDUS), entendendo que o Brasil tem inúmeras iniciativas que mostram, na prática, que cidades mais justas, verdes e inclusivas, são possíveis, até em razão dessas iniciativas, cria uma ação especifica para dar visibilidade à essas ações existentes espalhadas em todo o território nacional.

Justifica a iniciativa e pondera que "É hora de dar luz a elas. De reconhecê-las. De conectá-las."
 
A ação chamada de Mutirão ReDUS Rumo à COP30 é uma mobilização nacional para mapear ações concretas de desenvolvimento urbano sustentável que já saíram do papel em todo o país.
O ponto importante é que o Mutirão ReDUS foi reconhecido oficialmente pela Presidência da COP30 e isso significa que a Ação Palmas Participa Plano de Bairro Aureny IV está no mapa e poderá inspirar o Brasil e o mundo, como parte do ecossistema global de soluções climáticas da ONU.

Com esse mapeamento, a REDUS pretende:
  • Dar visibilidade nacional e internacional aos trabalhos desenvolvidos no Brasil;
  • Conectar pessoas e organizações para fortalecer redes de colaboração;
  • Mostrar na COP30 que o urbanismo sustentável no Brasil é realidade – e essas ações unidas são o retrato disso.

Portanto, o projeto Palmas Participa Plano de Bairro do Aureny IV integra o Mapeamento de Ações pelo Desenvolvimento Urbano Sustentável e faz parte deste universo, que terá um caráter inspirador para o fortalecimento dos Planos de Bairro como ferramenta indispensável nas gestões municipais em todo o nosso território.  
 

sábado, 20 de setembro de 2025

Participação Decisiva: Moradores do Aureny IV se Reúnem para Definir Prioridades e Transformar o Bairro

 

Atenção, moradores do Jardim Aureny IV! 
 
A construção do futuro do bairro passa diretamente pela sua presença na terceira reunião comunitária, marcada para o próximo dia 11 de outubro, às 17 horas, na sede da Associação de Moradores do Jardim Aureny IV. Este é um momento importante para garantir os debates sobre as demandas da população, para que elas sejam transformadas em resoluções efetivas.

O Plano de Bairro é uma ferramenta essencial para a busca de melhorias. Caracterizado por ser uma proposta de planejamento urbano local com abordagem profundamente participativa e multidimensional, ele leva em consideração as necessidades das pessoas que vivem no bairro. O Plano de Bairro busca dar voz à comunidade e colocar suas demandas em um documento técnico, diferente de uma legislação feita de cima para baixo.

Historicamente, a população pode ter ficado frustrada e desmotivada devido a promessas não executadas pelo poder público. Contudo, o trabalho desenvolvido na construção do Plano de Bairro busca transformar essa frustração em motivação, fazendo com que a comunidade do Aureny IV esteja sendo "vista diferente".

O objetivo deste próximo encontro é fundamental e decisivo: definir as prioridades a partir das demandas que foram formuladas nas reuniões anteriores. Na pauta, haverá a apresentação de um Plano preliminar com várias informações levantadas, visando a finalização do trabalho para a entrega do documento final agendada para 22 de novembro.

A sua participação é de suma importância para que as prioridades locais sejam escolhidas para que posteriormente possam ser efetivamente cobradas do poder público municipal com maior efetividade. Para ampliar o alcance da participação, inclusive, um formulário eletrônico será encaminhado, no início de outubro, para a coleta de sugestões de prioridades, o que permitirá uma conversa mais assertiva e conclusiva na reunião comunitária do dia 11 de outubro.

O bairro pode ser transformado se a reunião for um sucesso! Quando a comunidade tem voz e o que ela quer é aceito, ela cuida e zela, e por este método podem ser gerados mais frutos. A presença massiva dos moradores é a força que garante que o Plano de Bairro, que objetiva essencialmente trazer melhorias para o Aureny IV, seja concretizado.

Contamos com a presença de todos no dia 11 de outubro!

 

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

O Futuro Sob Nossos Olhos: Drone Sobrevoa o Jardim Aureny IV!

O avanço tecnológico está transformando a maneira como nossas cidades crescem e se planejam. Na região periférica de Palmas, o Jardim Aureny IV é palco de um processo inovador que promete redefinir seu futuro, o Plano de Bairro, para isso foi dado um passo fundamental para qualificar esta construção coletiva, um sobrevoo de Drone.

Recentemente, em 02 de setembro de 2025, os Engenheiros Civis Cleidson Dias e Daybson Dias, este último também Arquiteto, realizaram um sobrevoo estratégico no Jardim Aureny IV, estiveram acompanhados pela Professora Fernanda Abreu (UFT). 

A captação de imagens começou às margens da rodovia TO, próximo à loja Formal Materiais para Construção, e seguiu pelas avenidas perimetrais e ruas internas do bairro. Este voo não foi apenas uma observação, teve a finalidade de coletar de dados de alta performance, essencial para os próximos passos na elaboração do Plano do bairro.

A Revolução dos Drones na Praticidade
 
A utilização de Drones em projetos como este do Jardim Aureny IV garante praticidade, redução de custos e de tempo no levantamento de dados, além de fornecer informações adicionais precisas e confiáveis sobre a área estudada.

Mas, por que o drone pode fazer a diferença na qualidade deste trabalho?
 
Precisão: Drones capturam imagens aéreas de alta resolução, que, processadas por softwares especializados e criam modelos tridimensionais detalhados do terreno. 
Eficiência e Economia: Comparado aos métodos topográficos tradicionais, o uso de drones permite levantamentos mais rápidos e com melhor custo-benefício. 
Monitoramento e Segurança: Os VANTs são ferramentas essenciais para o controle e monitoramento de áreas, fornecendo uma base de dados confiável e, em alguns casos, quase simultânea. 

O sobrevoo no Jardim Aureny IV com o uso de drone representa um salto qualitativo nos processos de elaboração do Plano de Bairro garantindo que o trabalho apresente uma importante base de informações, preparando o bairro para um futuro mais organizado, seguro e eficiente. É a tecnologia a serviço da comunidade, olhando do alto para construir um futuro melhor aqui embaixo!
 
Veja a demonstração do sobrevoo