sábado, 30 de agosto de 2025

Conversa com o IBGE Impulsiona Qualidade de Dados no Plano de Bairro do Jardim Aureny IV

Em um movimento que objetiva elevar a precisão e a robustez do produto resultante da atividade de planejamento territorial desenvolvida dentro do Projeto Palmas Participa, o Superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Tocantins, Paulo Ricardo, participou de uma reunião estratégica com o grupo responsável pela elaboração do Plano de Bairro do Jardim Aureny IV. O encontro, ocorrido na última quinta-feira, 28 de agosto, marca um passo fundamental para o Projeto, que está sendo elaborado por professores e alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e construído coletivamente com a comunidade e um grupo de PARCEIROS apoiadores.
A presença de Paulo Ricardo representa um "salto significativo e substancial para a qualificação nos levantamentos de dados" necessários à elaboração do Plano de Bairro. Sua experiência como estatístico acrescenta uma visão especializada e uma contribuição inestimável ao trabalho, garantindo que as informações coletadas sejam de alta qualidade e confiabilidade.
O próprio superintendente se colocou à disposição para contribuir neste "importante e valoroso trabalho".
 
O Plano de Bairro, descrito como uma atividade "inovadora e inédita" de construção coletiva, é desenvolvido por professores e alunos de Seminários Interdisciplinares do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UFT, sob a coordenação do Professor Bazzoli. Este projeto abrangente inclui um processo detalhado de levantamento de dados, revisão teórica, sistematização e integração de demandas, consultas públicas, leitura técnica e a participação ativa dos moradores por meio de oficinas comunitárias.
 
Para o Professor Bazzoli, o Plano de Bairro é uma "importante alternativa no fortalecimento da gestão democrática da cidade", sugerindo sua adoção como uma ferramenta indispensável ao planejamento integrado, que ele considera "contemporânea e necessária".
A interlocução com o principal órgão nacional provedor de informações geográficas e estatísticas, o IBGE, reforça a seriedade e o rigor técnico do Projeto, assegurando que as decisões compartilhadas e propostas idealizadas para o Jardim Aureny IV sejam embasadas em dados concretos e atualizados.

O encontro é considerado "extremamente produtivo", resultando em trocas substanciais de informações técnicas e facilitando o acesso do grupo de trabalho a dados para o avanço e a conclusão do Plano de Bairro. Busca-se com os encontros estratégicos colocar o trabalho em desenvolvimento no caminho certo, isto para se tornar um modelo de planejamento urbano local participativo e tecnicamente qualificado, garantindo um futuro mais promissor para a comunidade.
 
Fotografia: João Bazzoli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário