sábado, 25 de maio de 2024

Oficina participativa garante a cidadania ativa

Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, aconteceu a segunda oficina comunitária da Agenda Popular pelo Direito à Cidade. O encontro foi na Associação dos Moradores do Setor Lago Norte, localizada no extremo Norte da Capital, Palmas-TO.

O objetivo desta atividade foi de escutar a comunidade do Setor Lago Norte e de outros setores em seu entorno, sobre às suas demandas prioritárias.

Nesta primeira fase dos trabalhos, por orientação metodologia, a equipe de construção da Agenda Popular está promovendo encontros comunitários para coletar às necessidades locais, isto com o intuito de obter um diagnóstico preciso acerca das condições de serviços e de infraestrutura básica, ofertadas pela municipalidade.

Posteriormente, a equipe vai elaborar um documento contendo a compilação das demandas, relacionando-as com o Plano Diretor Municipal, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao planejamento orçamentário, monitorando a aplicação de recursos, que será confrontada às demandas e às necessidades locais.

Neste sentido, a participação popular será fundamental para que a construção estrutural do documento atenda essencialmente aos anseios das localidades, tendo como pano de fundo os conceitos dos Planos de Bairros.

Esta atividade que foi realizada na Associação do Lago Norte mostrou claramente o interesse da população, em razão da constatação da presença de lideranças dessa Região da Cidade, para além disso, o debate profícuo realizado possibilitou aos participantes entender que a iniciativa é um dos caminhos para a promoção da cidadania ativa e para estabelecer a garantia ao exercício do Direito à Cidade.

 


Lista de presença

Fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário