Projeto "Nós Propomos" promove seminário para discutir a participação e o direito à cidade
Com o intuito de debater a Cidade e o Meio Ambiente, ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho, o Seminário “Araguaína em Foco: participação e direito à cidade”, no auditório da Câmara Municipal de Araguaína. O evento é realizado pela UFT em parceria com a Universidade de Lisboa (IGOT/UL) e a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte do Tocantins (Seduc) e recebendo apoio da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/TO. As inscrições serão feitas nos dias do evento.
O Seminário visa promover a discussão sobre a cidade na busca da aplicabilidade e da efetividade ao direito à cidade, para isso serão debatidos os seguintes temas: regularização fundiária urbana e a segregação socioespacial; planejamento urbano; plano diretor, políticas públicas, meio ambiente e sociedade; e participação social e a democracia direta.
O professor João Bazolli, do colegiado do curso de Direito (Câmpus de Palmas) é da comissão organizadora e enfatizou a importância da discussão. "A importância desta proposta está no despertar da população para a participação nas decisões sobre o futuro da cidade, razão do enfoque no Direito à Cidade. Afinal, a cidade que queremos somente é possível construí-la com a participação", pontua. Bazolli também diz que após os resultados encontrados nas discussões feitas em Palmas, o evento além de Araguaína também passará por Gurupi, cidades em que os planos diretores municipais estão passando por revisão.
O evento contará com mesas-redondas e palestras e terá certificação de 20 horas.
Programação
09/06 (Sexta-feira)
13h - Abertura
Tema: O direito à cidade 13h30 - Palestra “Regularização Fundiária e os novos instrumentos: um debate sobre a MP 759 - REURB” (Prof. João Bazolli) 14h - Palestra “Passos da revisão de Planos Diretores e a conexão com a cidade real” (Prof. Lúcio Milhomem) 14h30 - Palestra “Instrumentos de gestão participativa: participação popular e conselhos” (Profª. Clarete de Itoz) 15h - Palestra “Revelando a cidade: desigualdades socioespaciais na cidade de Araguaína” (Prof. Roberto Antero) 15h30 - Palestra “ A revisão do plano diretor de Araguaína em 2016” (Eng. Frederico Minharro) 16h - Mesa-redonda Tema: As dinâmicas de vivências 17h30 - Palestra “ Gestão de conflitos relativos à representação coletiva” (Edmundo Rodrigues, coordenador da Comissão Pastoral da Terra - CPT- Araguaia/ Tocantins) 18h - Palestra “Processos de tomada de decisão em torno de escolhas de prioridades” (Profª. Roseni Aparecida) 18h30 - Palestra “O papel da liderança nas relações comunitárias” (Prof. Elias da Silva) 19h - Mesa-redonda
10/06 (Sábado)
Tema: Projeto “Nós Propomos” 8h30 - Palestra “Projeto Nós Propomos – apresentação e campos de interação social” 9h - Palestra “Projeto desenvolvido e apresentado na edição 2016. CEM Paulo Freire” 9h15 - Palestra “Projeto desenvolvido e apresentado na edição 2016, Colégio Guilherme Dourado” 9h30 - Mesa-redonda 10h - Perspectivas do Projeto em 2017 11h - Encerramento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário