terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Cidadania a partir dos jovens e crianças



Em razão da Prefeitura de Palmas pensar em estabelecer como base para a Revisão do Plano Diretor o resultado do trabalho “Cidade Emergentes e Sustentáveis (ICES/BID)” conhecido como “Palmas Sustentável”, pontuamos que entre as três principais propostas para melhorar a qualidade dos espaços urbanos está a inclusão das crianças no processo de planejamento. (IQ -  Latino, 2015).
Neste trabalho realizado em Palmas não foi criada a oportunidade de uma discussão mais ampliada acerca da “cidade para as pessoas/todas as pessoas” dentro de uma estratégia educacional. 
É importante ressaltar que existe um acervo importante sobre a participação de crianças nas deliberações acerca da melhoria da cidade nos cadernos das duas edições do “Palmas Minha Cidade” (2007 e 2009) promovido pelo Jornal do Tocantins. Cita-se:

Felipe Dias – Morada do Sol – (12 anos) “Saí com outra visão, O PMC me proporcionou isso, sei que posso colaborar com ações importantes para o futuro. Uma delas é ajudar no plantio das margens do Córrego Cipó. ” (Jornal do Tocantins. Caderno Espacial Palmas Minha Cidade. Região do Taquaralto. 8 nov. 2009, p. 22)

Incluir a los niños en el proceso de planificación
Si enseñamos a los niños, ellos a su vez enseñarán a los adultos en el futuro. Ellos serán la policía: “¿Mamá, ¿por qué no usas casco para ir en bicicleta?” “¿Mamá, ¿vas a poner la basura allí?” Si enseñamos a nuestros hijos los buenos ejemplos y los buenos comportamientos de una ciudadanía ejemplar, ellos cuidarán del resto.” (BID - Ciudades Sostenibles. IQ Latino 30 de abril de 2015. Disponível em: http://iqlatino.org/2015/ciudades-amigables-ideas/)


O Palmas Participa por meio da vertente “Projeto Nós Propomos” buscará promover o interesse dos jovens do ensino médio da Capital pela participação nos temas do Plano Diretor. Porém, resta saber se o poder público municipal terá interesse em escutar as propostas destes jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário