Em razão da Prefeitura de Palmas pensar em estabelecer como
base para a Revisão do Plano Diretor o resultado do trabalho “Cidade
Emergentes e Sustentáveis (ICES/BID)” conhecido como “Palmas Sustentável”,
pontuamos que entre as três principais propostas para melhorar a qualidade dos
espaços urbanos está a inclusão das crianças no processo de planejamento. (IQ -
Latino, 2015).
Neste trabalho realizado em Palmas não foi criada a oportunidade de uma
discussão mais ampliada acerca da “cidade para as pessoas/todas as pessoas” dentro de uma
estratégia educacional.
É importante ressaltar que existe um acervo importante sobre a participação de
crianças nas deliberações acerca da melhoria da cidade nos cadernos das duas edições do “Palmas Minha Cidade” (2007 e 2009) promovido pelo Jornal do
Tocantins. Cita-se:
Felipe Dias – Morada do Sol – (12 anos) “Saí com outra
visão, O PMC me proporcionou isso, sei que posso colaborar com ações
importantes para o futuro. Uma delas é ajudar no plantio das margens do Córrego
Cipó. ” (Jornal do Tocantins. Caderno Espacial Palmas Minha Cidade. Região do
Taquaralto. 8 nov. 2009, p. 22)
Incluir a los niños en el proceso de planificación
Si enseñamos a los niños, ellos a su vez enseñarán a los adultos en el
futuro. Ellos serán la policía: “¿Mamá, ¿por qué no usas casco para ir en
bicicleta?” “¿Mamá, ¿vas a poner la basura allí?” Si enseñamos a nuestros hijos
los buenos ejemplos y los buenos comportamientos de una ciudadanía ejemplar,
ellos cuidarán del resto.” (BID - Ciudades Sostenibles. IQ Latino 30 de abril de 2015. Disponível em: http://iqlatino.org/2015/ciudades-amigables-ideas/)
O Palmas Participa por meio da vertente “Projeto Nós
Propomos” buscará promover o interesse dos jovens do ensino médio da Capital pela
participação nos temas do Plano Diretor. Porém, resta saber se o poder público municipal terá interesse em escutar as propostas destes jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário